Entendendo a composição do adesivo

Olá, gatonas!

Mais um ano se inicia e eu sei que uma das suas metas para esse ano é o crescimento profissional, e eu fico super feliz e animada por isso. Afinal, se você tirou um tempinho do seu dia para ler esse post, é porque antes de pensar em lotar uma agenda você está buscando conhecimento para melhor segurança dentro do procedimento.

Então bora entender essa composição, afinal para uma excelente prática precisamos entender a teoria.

Vamos começar pelo rótulo do produto, todo produto tem que ter rótulo e nele é obrigatório ter informações sobre o produto, a RDC nº 711/2022 da ANVISA é a principal norma que regula a rotulagem de produtos cosméticos no Brasil. Ela estabelece requisitos obrigatórios para garantir a segurança do consumidor e a clareza das informações. e dentro dessas informações temos a composição pelo o nome INCI e também pelo português. Então você deve ler a composição do adesivo, e hoje em dia usamos a família do cianoacrilato. Vou te apresentar essas composições:

Metil Cianoacrilato: Resistente à união de metais. Boa estabilidade contra solventes. É mais tóxico que o etil, butil e iso-butil (SASKA et. al., 2004), e se revelou carcinogênico (SOUZA et. al., 2007).

Etil Cianoacrilato: Uso geral (facilidade de aplicação, polimerização rápida e baixa toxicidade).

Butil Cianoacrilato: Aplicações médicas. Flexível. Aplicações médicas.

Octil Cianoacrilato: Aplicações médicas

Quanto maior a cadeia química do adesivo, menor a sua capacidade adesiva, por isso o componente Octil Cianoacrilato e Butil Cianoacrilato são mais utilizados na área médica.

O Metil Cianoacrilato tem uma boa capacidade adesiva, porém tem um alto grau de toxicidade, não sendo o ideal para a utilização na extensão de cílios.

Portanto, hoje na extensão de cílios o mais utilizado seria o Etil Cianoacrilato ou pelo menos o que tem a maior porcentagem dentro composição química. Também pode ser utilizado outros tipos de cianoacrilato, como o Alkoxy-2-cianoacrilato, porém em porcentagem menor dentro da composição química.

Outro componente também utilizado é o PMMA (existem vários componentes que são PMMA, nem sempre estará escrito dessa forma no rótulo) que garante a adesão e a fixação das extensões de cílios. Ele é responsável por criar uma ligação sólida e duradoura entre o cianoacrilato e os cílios, proporcionando uma retenção de várias semanas.

E se o adesivo possuir cor, também tem o corante preto na composição.

Hoje no mercado possui vários tipos de adesivos com composições diferentes e tempo também, temos adesivos e 0,3 segundos até 2,0 segundos, o que define esse tempo é a composição dele junto com a faixa de temperatura e umidade. 

Por isso, escolha a faixa de temperatura e umidade mais compatível com o seu local de trabalho e observe se dentro da composição se tem os componentes citados acima para melhor tempo de secagem do adesivo e retenção.

Segundo, após ler a composição e identificar o principal componente que é o Ethyl Cianoacrilato, temos que observar se esse produto foi registrado na ANVISA, através do número de processo presente no rótulo que também pode ser pesquisado no site da ANVISA para saber se realmente esse produto está registrado ou se não um número de processo falso.

Terceiro, é verificar no rótulo temperatura, umidade e tempo de secagem se está compatível com o desejado.

Quarto, verificar no rótulo se possui telefone ou endereço de SAC do distribuidor ou fabricante caso você tenha dúvidas, sugestões, reclamações ou até mesmo para pedir a reanálise do produto.

Por: Jennifer Loureiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima